Sem Papas Na Língua

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Sobre minha história com o vestibular.



Só de ouvir a palavra prova ou exame, muita gente se sente nervosa. Comigo poucas vezes se passou isso, o nervoso vinha antes mesmo, quando eu acreditava que não seria capaz de resolver no momento da prova, alguma questão que tivesse o teorema de Pitágoras. E não fui mesmo. haha' Brincadeira. Não lembro. Calma! FORÇA, FÉ E FOCO!

Bom, o ano de 2009 foi um ano de muitos acontecimentos na minha vida, digo com convicção que foi até hoje, o pior ano da minha vida. Eu estava no último ano do Ensino Médio (formação de professores) e sonhava junto com minha mãe o dia da minha formatura e o dia em que eu fosse ingressar na universidade. Para minha mãe esses dias não chegaram, ela faleceu em agosto, no meio do ano. FOI HORRÍVEL!!! Pensei em desistir de tudo. Nesse mesmo ano eu era professora auxiliar do jardim de infância, estava nas provas finais, estudava no pré-vestibular e fazia um curso profissionalizante de dança. Faltei todos os meus compromissos por uma semana e não sentia vontade em voltar a tudo isso, a única vontade era de morrer. Sim, eu queria morrer. Como eu poderia viver sem minha mãe? Aquela que tanto me amava e eu a amava (amo). 

Durante essa semana que passei em casa, imóvel, recebi a visita e mensagens de amigos me dando força. Nada me dava ânimo. Creio que só depois de muita oração mesmo e depois que eu pensei em fazer tudo pela minha mãe, que em tanto correu atrás pelo meu futuro. 

Daí com o pensamento positivo, mas ainda com muita tristeza e com o apoio dos professores, familiares, amigos e meus baixinhos, eu decidi continuar. E também por Deus, que me deu a vida. 

Voltei pra escola, terminei meus exames finais. Minha formatura foi muito emocionante, compareci. Minha apresentação no espetáculo de dança foi singular. 

E o vestibular? Mmm... muito eu tenho pra te contar.

Tentei Letras e Pedagogia na UERJ, não passei para a segunda fase. Realizei o ENEM, aguardava a divulgação da nota do SISU, tive pontuação para cursar arquitetura ou fisioterapia na RURAL, porém, não quis pela distância e por não ser fã de matemática. rsrs'
A prova da UFRJ seria pelo SISU, não obtive nota suficiente para que a prova do curso que optei, fosse corrigida, Publicidade.

O vestibular que realizei foi pelo CEDERJ, gratuito, obtive isenção na prova da UFF. No dia meu tio foi levar cada uma das sobrinhas, nas suas respectivas escolas de realização da prova. Eu cabeçuda, desci do carro e pensei: minhas mãos estão vazias? MINHA IDENTIDADE E MEU CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO FICARAM NO CARROOOO. Sai correndo feito doida atrás do carro, consegui, graças a Deus.

Fiz a primeira fase, passei pra segunda fase. Fiz a prova com muita fé de que passaria. Conferi o resultado... NÃO HAVIA PASSADO para o primeiro semestre. Fiquei muito chateada, e decidi estudar de novo e sozinha, para o vestibular do próximo ano e para a prova da Aeronáutica (EEar). No inicio do ano seguinte, estipulei um horário de estudo pra mim, com dias de disciplinas especificas do EEar e mais as do vestibular. Estudava de segunda a sábado, seis horas diárias. Nada, nem ninguém poderiam me fazer desistir. Eu queria fazer uma faculdade. Nesse tempo entreguei curriculos afim de conseguir emprego e nada. Por quatro décimos, não passei na prova da Aeronáutica, (o inglês me quebrou, não sabia muita coisa da época). 

Eu usava o PC da minha prima para imprimir os textos para estudo e um belo dia o PC pifou. Putz!!! E agora? Passei a estudar somente para o vestibular numa biblioteca. Um belo dia disse a minha prima: - Bel, vamos ligar o PC pra ver se ele liga? E não é que ligou?

Eeeeee :D :D :D

Quando entrei na minha caixa de e-mails.... a noticia: VOCÊ FOI CONVOCADO A COMPARECER A PRÉ MATRICULA PARA ESTUDAR O SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Gente, eu gritei muuuuuuito!!! Passei no vestibular para uma universidade pública. Que felicidade!!! Aluna de escola pública, pobre, que não havia estudado em nenhum dos pré-vestibulares mais caros, que passou na primeira tentativa. Graças a Deus!

No mesmo dia comecei a aprontar meus documentos, peguei num livro que minha mãe havia me dado, cai um papel no chão com a letra da minha mãe escrito a frase: "Por isso que eu digo, quem acredita sempre alcança." Chorei muito, pois parecia que ela tinha recebido a noticia junto comigo e me dado os parabéns. Nossa! No outro dia ACREDITEM o PC parou de funcionar de novo. o.0

O que eu quero que você entenda é que:

"Quem acredita sempre alcança!": Se você quer muito uma coisa, faça por onde, tenha fé. 

"Nunca digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem ou que os seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém.": MUITA GENTE me disse que eu não conseguiria, porque não havia estudado em escola particular. Quem faz o conhecimento é você. Me disseram que eram provas muito difíceis, que universidade pública entrava muito em greve, que era longe... bobagem. Eu quis! 

Muita gente vai colocar caraminholas na sua cabeça, não as cultive.

Se você não fazer por onde, nada virá do nada. Tenha fé! Corra atrás.

A universidade foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida. Me oportunizou muitas coisas, aprendi muito. Abri minha mente pra pensar em coisas que nunca havia parado pra pensar. Tive a oportunidade de realizar um intercâmbio na Argentina. Conheci outra cultura. Agora lá vem a formatura. Muitos fizeram parte dessa minha trajetória. Até aqui me ajudou o SENHOR.

Não abra mão dos seus sonhos! Independente de quais foram.

Daniella Lins


Nenhum comentário:

Postar um comentário